Dúvidas Frequentes

DOCUMENTAÇÃO

Memorial descritivo é um documento que descreve detalhadamente todas as fases e materiais utilizados no seu empreendimento. Este documento serve de base para a compra de materiais e para a execução da obra.

A matrícula é o registro de um imóvel. Podemos dizer que se trata da identificação jurídica de sua existência. A matrícula contém um número que representa um registro, que por sua vez, traz informações essenciais do imóvel como localização com dimensões e confrontações, descrição detalhada, qualificação dos proprietários, se pessoa física ou jurídica, alterações ocorridas, transações de compra e venda, inventários, doações, hipotecas/alienações fiduciárias, desmembramentos, desapropriações, ações judiciais, usufruto, ou seja, a matrícula contém o histórico completo de todas as ocorrências relativas ao imóvel. Os atos ocorridos no imóvel são formalizados pelo Cartório de Registro de Imóveis da localidade onde foi criada a respectiva matrícula e de localização geográfica do mesmo.

FASE DE CONSTRUÇÃO DO IMÓVEL

A construtora mantém um programa chamado Visita Programada Sega. Por meio dele, você acompanhará pessoalmente a construção do seu empreendimento, junto com a equipe de engenharia. Durante a visita, você poderá conferir a qualidade da construção e esclarecer suas dúvidas.

O dia da Visita Programada Sega foi criado para que você veja a construção do seu empreendimento como um todo. No período reservado para a visita, pode ocorrer que algumas unidades não estejam prontas ou não possuam acesso seguro para uma visitação, por isso, a construtora determina quais unidades estarão disponíveis para visita.

O nosso departamento de Relacionamento com Clientes mandará um convite com as informações sobre quando o empreendimento estará disponível para visitas.

INCC significa Índice Nacional de Custo da Construção, elaborado pela Fundação Getúlio Vargas. Tem como finalidade apurar a evolução dos custos das construções habitacionais, ou seja, mede a variação dos preços de materiais, mão-de-obra e matéria prima da construção civil que sofrem alterações em longo prazo. O INCC é aplicado nos casos onde há financiamento do imóvel em construção. Se o comprador optar pelo pagamento à vista, não sofrerá o reajuste. Já para os que optarem por uma entrada, com o financiamento do valor restante, o INCC será incidido sobre todo o saldo devedor, até o seu quitamento total.

É um desenho da construção que ilustra os ambientes internos do seu apartamento. Trata-se da visão de cima de um imóvel como se ele tivesse apenas o piso com as marcações dos cômodos e a posição da casa dentro do espaço. A planta baixa auxilia basicamente na orientação sobre as dimensões do imóvel, a distribuição dos cômodos.

FASE DE ENTREGA DA OBRA

Quando a obra fica pronta, a Vistoria do Imóvel é o momento em que você visita o seu apartamento, verificando como ficaram os espaços do seu empreendimento e demais instalações, se está tudo como você esperava e funcionando perfeitamente.

A vistoria é uma etapa muito importante no processo de entrega. É o momento em que você irá verificar se a construção está de acordo com as suas expectativas. Para facilitar, faça uma lista para cada cômodo com os itens a serem vistoriados, como torneiras, vidros, campainha, descarga, iluminação, acabamento, etc.

Você será comunicado sobre o período disponível para a vistoria da sua unidade. Em seguida, a construtora entrará em contato para agendar a data e o horário mais conveniente. Vale lembrar que a vistoria é agendada no período próximo à data do Habite-se, que varia de empreendimento para empreendimento.

Você informará o engenheiro que preencherá o check list de Vistoria com a relação de cada item a ser conferido. Todos os apontamentos levantados serão regularizados e você será chamado para fazer uma nova vistoria.

É a primeira reunião realizada com os condôminos e a empresa indicada para administrar o condomínio, juntamente com a nossa equipe. Nessa assembleia, além da eleição do corpo diretivo e aprovação da previsão orçamentária inicial, será feita uma ata – documento exigido para obtenção do CNPJ – que permitirá ao condomínio praticar os atos jurídicos e fiscais necessários para a sua administração.

No Manual do Proprietário e Síndico você encontra o Termo de Garantia com todos os prazos e garantias. As estruturas das edificações são garantidas até cinco anos a partir do Auto de Conclusão do Imóvel. Para não correr o risco de perder a sua garantia, é importante não realizar nenhuma modificação ou alteração das características básicas do imóvel. Reforçamos, também, a importância de seguir todas as recomendações do manual, pois o direito pode ser suspenso caso as recomendações não tenham sido seguidas. Nossa missão é proporcionar a todos os nossos clientes a segurança de que receberão seu edifício de acordo com o Memorial Descritivo. Por isso, quando chegar o momento de fazer a vistoria do seu imóvel, você será comunicado. Durante essa visita, poderão verificar todos os detalhes, como pintura, integridade de louças, metais etc. Para eventuais defeitos, que não podem ser detectados na vistoria, você contará com o nosso serviço de assistência técnica.

É uma certidão que alega a legalidade de um empreendimento, liberando-o para ser devidamente habitado. Ela é emitida pela Prefeitura, que realiza diversos testes a fim de verificar se a construção está como foi planejada.

A entrega das chaves se dará após a  regularização financeira com a construtora e da Instalação do Condomínio.

APÓS A ENTREGA

ART – ANOTAÇÃO DE RESPONSABILIDADE TÉCNICA DE OBRAS E SERVIÇOS EMITIDA POR UM ENGENHEIRO OU TECNICO EM EDIFICAÇÕES.

RRT- REGISTRO DE RESPONSABILIDADE TÉCNICA EMITIDA POR UM ARQUITETO.

  • Requerimento fornecido pela construtora
  • Laudo de reforma feito por um profissional, nesse laudo é descrito todo o procedimento  da reforma do seu imóvel.
  • ART/RRT – documento de responsabilidade do profissional
  • Planta com as modificações do apartamento

Não é permitida a instalação de piso sobre piso devido ao sobrecarga na estrutura, apenas é permitido pisos vinílicos ou laminados por serem leves.

É NECESSÁRIO ABRIR UMA SAT ( SOLICITAÇÃO DE ATENDIMENTO) DIRETAMENTE NA CONSTRUTORA PELO TELEFONE 3461-0415. Desta forma você estará acionando nossa equipe de manutenção para dar seguimento à resolução dos possíveis problemas.