O ano de 2022 está sendo bom para quem pretende comprar um apartamento?

Data: 29 de junho de 2022
Categoria(s): #apartamento, #mercado imobiliário, #taxa Selic, #financiamento

O ano já começou e a gente já se pergunta: o que vem por aí? Aqui na Construtora Sega não tem bola de cristal, mas reunimos algumas estimativas e projeções para quem quer se inteirar sobre o assunto!

Vamos começar com a realidade tangível: em fevereiro de 2022, a Taxa Selic seguiu crescendo e voltou ao patamar acima de dois dígitos: agora está em 10,75%. Esse número impacta nos juros de financiamento imobiliário, que viveu um período de baixa histórica entre 2019 e o início de 2021. 

 

Como a Selic é a taxa básica de juros, ela é usada pelos credores como baliza para todos os outros. Então quando ela sobe, é um sinal que os outros juros provavelmente vão subir também, incluindo aqueles praticados no financiamento imobiliário. 

 

Resumo da ópera: o financiamento imobiliário em 2022 deve ficar mais caro do que estava. Em 2 de fevereiro de 2022, a Caixa Econômica Federal (líder de crédito imobiliário no Brasil) anunciou os novos juros para suas linhas de financiamento imobiliário com recursos da poupança: entre 8% e 8,99% mais TR ao ano.

 

Vale lembrar que os juros de financiamento imobiliário geralmente são indexados à TR (Taxa Referencial), que estava zerada desde 2017 e agora está de volta. Agora no início de 2022, a projeção é que a TR fique entre 0,60% e 0,80% ao ano. 

E para o resto do ano, o que esperar da economia?

 

Visto que ainda vivemos um ano de pandemia e que 2022 é um ano de eleições gerais (e deve ser bastante movimentado), as projeções por enquanto são comedidas.

 

No fim de janeiro deste ano, analistas de mercado entrevistados pelo Banco Centralpara o Relatório Focus (uma espécie de termômetro das expectativas do mercado) estimaram um crescimento baixo da economia brasileira como um todo: uma alta de 0,30%. Além disso, os analistas também estimaram que a inflação deve continuar crescendo e a taxa Selic também, encerrando o ano em 11,75%. 

É sempre bom lembrar que estamos falando de estimativas do mercado e não de garantias, ok? O melhor jeito de acompanhar a direção dos ventos é continuar acompanhando constantemente, já que as coisas mudam bastante.

 

O ano de 2022 está sendo bom para quem pretende comprar um apartamento?

 

Vamos ressaltar duas coisas aqui. Uma delas é que não existe uma hora de comprar boa ou ruim para todo mundo: depende do momento de vida, das expectativas e disponibilidades financeiras de cada um. 

E a segunda coisa é que comprar um apartamento não costuma ser uma decisão impulsiva ou rápida, de uma semana para outra. Pelo contrário: é um projeto que vai amadurecendo ao longo de vários meses ou anos, ganhando reajustes ao longo do caminho. É preciso economizar o dinheiro para a entrada, decidir qual planta é a melhor, o que é prioridade e o que não é…

Então para quem já estava se planejando para comprar um apê neste ano e tem uma situação econômica estável, não é preciso abrir mão dos planos, apenas refazer as contas para que elas reflitam a realidade do momento e não haja surpresas por aí. 

 

E pesquisar muito, bastante mesmo, para encontrar a melhor oportunidade.

 

Afinal, sempre tem prós e contras em qualquer momento econômico. Se por um lado os juros do financiamento imobiliário agora estão mais altos do que há dois anos, por outro pode haver mais espaço para negociação de preços com vendedores justamente porque vai ter menos gente comprando. 



Vem conhecer melhor a Construtora Sega!

 

Mais de 20 mil pessoas estão em busca de realizar o seu sonho junto com a Construtora Sega! 

 

Junte-se a elas e receba conteúdos que irão contribuir para 

a conquista do seu imóvel.